Make your own free website on Tripod.com

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Como adquirir seu Cavalo

Em Leilões – Para sua segurança, somente em leilões promovidos ou apoiados pelas Associações do cavalo Appaloosa (ABCCAppaloosa) ou do Paint Horse (ABCPaint), que lhe garante a legalidade da documentação do animal.

Compras Diretas com o Proprietário – Verifique na Associação a regularidade do documento do animal. Verifique também se o proprietário do animal que consta do registro está quites com a tesouraria.

Animais com registro Provisório – Observe se o animal tem mais de 3 anos, que é a validade do registro provisório. O animal deverá passar por 2º inspeção Zootécnica e ser aprovado em registro definitivo.

Guia de Transferência de Propriedade – Formulário próprio para se efetuar a transferência. O vendedor deve enviá-la à Associação junto ao Certificado de Registro do animal no prazo de 60 dias da data da venda. s

Coberturas

O que dá Registro – Verifiquem na tabela os cruzamentos permitidos e os resultados dos produtos obtidos.

Cruzamentos do Cavalo Appaloosa

Categorias:

Livro Fechado - API / API CG – Appaloosa Importado; AP / AP CG – Appaloosa Nacional.

Livro Aberto – APA / APA CG – Appaloosa Nacional

Obs.: CG – “Controle de Genealogia” – animais sem pelagem padrão. Esta denominação foi dada até abril/96.

Cruzamentos Permitidos

Machos

API / API CG

AP / AP CG

QM

PSI

Fêmeas

(*)

(*)

API /API CG

AP

AP

AP

AP

AP / AP CG

AP

AP

AP

AP

APA / APA CG

AP

AP

AP

AP

QM (*)

AP

AP

NR

NR

PSI (*)

AP

AP

NR

NR

Observações:

NR – Não Registra

(*) – Não são permitidas as pelagens Tordilha, Rosilha, Pampa e Bragada.

Animais QM / PSI devem apresentar a cópia autenticada de seus “Certificados de Registro” ao “Stud Book”.

As fêmeas mestiças das raças QM/PSI, o uso foi permitido até 31/12/99.

Os produtos Livro Aberto APA (filhos de fêmeas comuns) foram registrados até 31/12/99.

Comunicações de Coberturas

As Comunicações devem ser efetuadas em formulário próprio “Relatório de Serviço de Reprodutor” pelo proprietário do reprodutor:

  • Até 15 de agosto – Coberturas do 1º semestre do ano anterior.
  • Até 15 de fevereiro – Coberturas do 2º semestre do ano anterior.
  • Não são aceitas coberturas a campo. Somente, datas reais de padreação.
  • Todo reprodutor deve apresentar “Tipagem Sangüínea em Arquivo Permanente”.

Certificado de Cobertura – Deve ser fornecido pelo proprietário do reprodutor, quando da venda de cobertura ou éguas prenhes.

Nascimentos e Registro Definitivo do Cavalo Appaloosa

Prazo de Comunicação de Nascimento – Nascimento comunicado à ABCCAppaloosa, por meio do formulário “Pré-Registro Provisório”, no prazo de 180 dias a contar da data de nascimento do produto.

Como Comunicar – De posse do “Pré-Registro” chame o inspetor para cumprir a inspeção do produto ao pé da mãe. Tire 02 (duas) fotos coloridas de cada lado do potro ao lado da mãe (tamanho 9x6 cm), e anexe-as ao formulário.

Produto de Égua Comprada Prenhe – o vendedor deve fornecer o “Pré-Registro”, não se esquecendo do “Certificado de Cobertura”. Envie os formulários mesmo que a transferência não tenha sido feita para o seu nome.

2ª Inspeção Zootécnica – Cabe aos animais que completam três anos de idade. Este serviço é efetuado pelo inspetor sobre o formulário “Registro Definitivo”. O animal deve apresentar no mínimo 1,42m de altura de cernelha (os produtos nascidos das coberturas ocorridas a partir de 01 de janeiro de 1997 deverão apresentar aos três anos 1,45m de cernelha). Novas fotos são fornecidas à ABCCAppaloosa em anexo ao “Certificado de Registro Provisório”.

Nascimentos e Registro Definitivo do Cavalo Paint Horse

Antes de você começar o processo de registro, você deverá saber se o seu cavalo pode ser registrado na ABC Paint. Enquanto uma pelagem colorida é essencial para identificar a raça, o Paint Horse tem linha sangüínea muito restrita e uma conformação de corpo distinta. Para poder ser candidato a registro, o garanhão e a égua devem ter sido registrados na ABQM ou na Associação Brasileira dos Criadores de Cavalo de Corrida (PSI). Para poder ter o Registro Regular, o cavalo precisa também exibir um mínimo de pêlo branco sobre a sua pele sem pigmentação.