Make your own free website on Tripod.com

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Modalidades

Versatilidade do Cavalo Appaloosa

Devido a um constante trabalho de seleção foram surgindo, conforme aptidão natural dos animais, linhagens diferenciadas que permitem, através de cruzamentos planejados, se obter produtos aptos a diversos tipos de modalidades para competições de trabalho e esportivas especialmente as voltadas para as tarefas de lidas com gado nas fazendas e ranchos – e as de corridas, além das linhagens de animais de Conformação, onde a seleção se baseia nas características morfológicas da raça. Uma competição exclusiva do Appaloosa é o Concurso de Pelagem, onde um júri escolhe os animais com a pelagem mais bonita no evento.

Atualmente, os Appaloosa participam de diferentes modalidades esportivas, como as Corridas – disputadas em diferentes distâncias -, e as de “velocidade” como Três Tambores, Cinco Tambores, Balizas, Balizas Simultâneas, Maneabilidade e Velocidade; as provas que se originaram da lida com o gado como a Apartação, Team Penning, Laço de Bezerro, Laço em Dupla e Working Cow Horse, e as chamadas modalidades técnicas como Rédeas, Western Pleasure e o Freestyle, entre outras.

Versatilidade do Cavalo Paint Horse

Estudos revelam que a preocupação com as modalidades de performance e com as classes amadoras competidoras, garante a manutenção do interesse pelo animal, abrindo mercado e estimulando seu crescimento. O Paint Horse foi mais raça que veio fazer parte destas estatísticas. Apesar de pouco tempo de introdução no Brasil, os cavalos Paint estão demonstrando uma fácil adaptação às modalidades esportivas desenvolvidas no País. A beleza da pelagem e a característica dócil são os principais atrativos para os criadores.

A cor do pêlo e o padrão fazem do Paint Horse um cavalo único, valorizando qualquer haras. Cada Paint Horse tem uma combinação particular de branco e qualquer outra cor dos eqüinos. As manchas podem ser de qualquer forma ou tamanho e podem ser localizadas virtualmente em qualquer lugar do corpo do animal. Embora os Paints tenham uma variação de cores com manchas diferentes, existem somente três especificações do padrão do pêlo. Estas cores, manchas e padrões, combinadas com a origem da linhagem, habilidade atlética e disposição agradável, fazem do Paint Horse um investimento com qualidade, ou seja, um cavalo para todos os tipos de situações.

Provas de Trabalho

Modalidade Seis Balizas

A prova de Seis Balizas é uma modalidade onde agilidade e velocidade são fundamentais. È uma prova aberta a participam de homens, mulheres e crianças.

O percurso consiste na colocação seqüencial de seis balizas, distantes 6,5 metros uma da outra. Cavalo e cavaleiro tem que partir em linha reta até a primeira baliza e contorná-la, passando a costurar as demais balizas em alta velocidade até a última, retornar fazendo o mesmo movimento até a primeira baliza, contorná-la e voltar em linha reta paralela às balizas em direção ao ponto de partida, finalizando a prova.

Cada baliza derrubada acrescenta cinco segundos ao tempo final do competidor. Vence quem fizer o percurso da prova no menor tempo.

Modalidade Seis Balizas Simultâneas

A prova de Seis Balizas Simultâneas é uma modalidade onde participam dois competidores ao mesmo tempo e agilidade e velocidade são fundamentais. È uma prova aberta a participam de homens, mulheres e crianças.

O percurso consiste na colocação seqüencial de seis balizas, distantes 6,5 metros uma da outra, sendo montados dois percursos um ao lado do outro. Os dois competidores (cavalo e cavaleiro) tem que partir do mesmo ponto em linha reta até a primeira baliza e contorná-la, passando a costurar as demais balizas em alta velocidade até a última, retornar fazendo o mesmo movimento até a primeira baliza, contorná-la e voltar em linha reta paralela às balizas em direção ao ponto de partida, finalizando a prova.

Cada baliza derrubada acrescenta cinco segundos ao tempo final do competidor. Vence quem fizer o percurso da prova no menor tempo.

Modalidade Três Tambores

A prova de Três Tambores é uma modalidade onde se compete mulheres e homens, sem discriminação de idade, conta com grande participação de crianças. Prova de velocidade, na qual cavalo e cavaleiro percorrem um percurso onde estão dispostos, de forma triangular, três tambores.

Quando o focinho do cavalo cruza a linha de partida, os competidores partem em direção ao primeiro tambor, que pode ser da esquerda para a direita, contornando os três tambores sempre perfazendo um ângulo de 360º. Cada tambor derrubado acrescenta cinco segundos ao tempo final do competidor. Vence a prova quem fizer o percurso no menor tempo.

Modalidade Cinco Tambores

A prova de Cinco Tambores é uma modalidade onde se compete mulheres e homens, sem discriminação de idade, conta com grande participação de crianças. Prova de velocidade, na qual cavalo e cavaleiro percorrem um percurso onde estão dispostos, cinco tambores.

Quando o focinho do cavalo cruza a linha de partida, os competidores partem em direção ao primeiro tambor, que pode ser da esquerda para a direita, contornando os cinco tambores sempre perfazendo um ângulo de 360º. Cada tambor derrubado acrescenta cinco segundos ao tempo final do competidor. Vence a prova quem fizer o percurso no menor tempo.

Modalidade Team penning

A prova de team penning é uma modalidade de velocidade e habilidades com bois e participam três competidores ao mesmo tempo, a agilidade do cavalo e cavaleiro é fundamental. È uma prova aberta a participação de homens, mulheres e crianças.

O percurso consiste na apartação de três bois indicados pela cor da fita amarradas no pescoço. A equipe de três cavaleiros deve apartar do rebanho e confinar no curral, três bois, dentro do tempo de 120 (cento e vinte) segundos, mas quando estiver faltando 30 (trinta) segundos para o anúncio do final da prova, deve ser informada a equipe que esta em pista, sendo que junto com os bezerros também deve entrar um ou dois cavaleiros, ganha a prova o trio que fizer o menor tempo, já descontado as penalidades se tiver.

 

Modalidade Rédeas

A prova de Rédeas é uma modalidade onde a agilidade do cavalo e cavaleiro é fundamental. È uma prova aberta a participação de homens, mulheres e crianças.

O percurso consiste na demonstração da agilidade e inteligência do cavalo com a lida no campo. E a pontuação será dada pelo Juiz da prova. Vence a prova que obtiver o maior número de pontos.

Modalidade Laço em Bezerro

A prova de Laço em Bezerro é uma modalidade onde participam dois competidores ao mesmo tempo, a agilidade do cavalo e cavaleiro é fundamental. È uma prova aberta à participação de homens, mulheres e crianças.

O percurso consiste em laçar o bezerro e derrubá-lo dentro do tempo limite.

Os dois competidores (cavalo e cavaleiro) tem que partir do mesmo ponto em direção ao bezerro que será solto alguns segundos antes dos competidores, em alta velocidade, um dos competidores laça-o pelo pescoço e o outro pelos pés, finalizando a prova.

Vence a dupla que fizer a prova no menor tempo, já descontado as penalidades se tiver.