Make your own free website on Tripod.com

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CAVALO DA RAÇA APALOOSA

Histórico: Apesar dos Espanhóis terem trazido o Appaloosa para a América, foi uma tribo de índios (Nez Perce) a responsável pelo desenvolvimento da nova raça do continente americano.

Essa tribo habitava a região conhecida como "Palouse", por onde passa o rio de mesmo nome e ocupa o estado de Washington, Oregon Idaho. Daí o nome da raça. Em 1974 foi registrado o nascimento do primeiro animal no Brasil.

Porte Médio

Pelagem A principal característica da raça é de ter a pelagem nevada ou salpicada de escuro, com manta branca sobre o lombo, garupa e posteriores.

A pelagem básica é ruão, admitindo-se todas as outras, desde que preencham os padrões das seis pelagens básicas: glacial, leopardo, floco de neve, mármore, manta manchada e manta branca.

Cabeça perfil subcôncavo; olhos grandes e atenciosos mostram muito mais branco que nas outras as raças. Orelhas pequenas, bem distanciadas e implantadas e com uma boa movimentação. Narinas grandes.

Andamento Trote

Temperamento Dócil, veloz, vigoroso, robusto, resistente. Aptidões Considerado um dos cavalos mais versáteis, é utilizado nas corridas planas, salto, prova de rédeas, Tambores e Balizas, Hipismo rural e lida.

Características do Cavalo Appaloosa

Temperamento

O Cavalo Appaloosa é um animal dócil, ágil, de fácil adaptação, é utilizado em variadas funções. Devido a sua docilidade é hoje o responsável pela preferência das crianças no desempenho das nas atividades eqüestres e também adotados por todos do meio como companheiro e principalmente pelas mulheres pela sua beleza incontestável.

Aptidões

As características de velocidade, robustez, inteligência e disposição do Appaloosa o tornaram uma das raças mais versáteis. É utilizado com êxito como animal de sela nos passeios de curta e longa distância, nas corridas, nas exibições hípicas, nas provas de salto, nos trabalhos da fazenda, em especial com a lida dos rebanhos demonstrada nas provas funcionais de tambor, baliza, laço ao bezerro, apartação e western pleasure, cujas manobras reproduzem nas pistas a forma do peão manejar com o gado.

Variações de Pelagens do Appaloosa

Manta – Área branca sólida, geralmente sobre a região dos quartos, mas sem se limitar sobre a mesma. Na manta normalmente encontra-se pintas ou manchas da pelagem básica.

Leopardo – Refere-se ao animal branco com manchas ou pintas escuras em todo o corpo, inclusive nos membros, pescoço e cabeça.

Nevado – refere-se ao animal que apresenta uma mistura de pêlos brancos e pêlos da cor básica geralmente sobre área dos quartos. Assemelha-se a flocos de neve caídos sobre a pelagem básica.

Pintas ou Manchas – Pontos claros ou escuros sobre uma parte do corpo, geralmente sobre a garupa.

Rosilho ou Tordilho – Nota as pelagens rosilho ou Tordilho serão aceitas com restrições somente de produtos nascidos de pais registrados que apresentem cascos rajados, escleróticas branca e pele pigmentada ou despigmentadas.

Fechado – refere-se ao animal que apresenta uma pelagem com cores totalmente fechada sem identificação alguma de manchas ou pintas, mas que apresentem cascos rajados, esclerótica branca e pele pigmentada ou despigmentadas.


PAINT HORSE

Histórico: Paint é uma raça relativamente nova no País, originária dos Estados Unidos. Naquele país o Paint já ocupa a primeira colocação no ranking de comercialização. O motivo é um só: reúne a beleza de ser um cavalo de pêlos exóticos com a versatilidade necessária para o trabalho, lazer, ou esporte.

Na América do Norte, existem hoje cerca de 300 mil animais registrados na American Paint Horse Association, e aproximadamente 48 mil criadores, e 50 mil em outros, inclusive o Brasil.

Com 38 anos de fundação a American Paint Horse Association, desenvolveu um sistema moderno de seleção genética que permitiu um rápido desenvolvimento da raça, e, o que é melhor, com um alto grau de refinamento.

Hoje ocupa a terceira colocação das melhores raças americanas, ou seja, só perde para o Puro Sangue Inglês e o Quarto de Milha. O plantel americano conta com reprodutores de primeira qualidade, das principais linhagens Quarto de Milha.

Características do Cavalo Paint Horse

Temperamento

O Cavalo Paint Horse é um animal, dócil, ágil, além de que reúne a beleza de ser um cavalo com pelagens exóticas. Possui a versatilidade necessária para o trabalho, lazer, ou esporte. Devido a sua fácil adaptação a lida em fazendas e rancho é hoje o responsável pela preferência dos criadores e também pelas mulheres pela sua beleza incontestável.

Aptidões

As características de velocidade, inteligência e disposição fizeram dele uma das raças mais apreciadas pelos competidores, pois é utilizado com êxito nas competições de vaquejadas, por agüentar as corridas de curta e longa distância, cujas manobras reproduzem nas pistas a forma do vaqueiro em derrubar o boi. Nos trabalhos da fazenda com a lida e manejo dos rebanhos, nas provas funcionais de rédeas, tambor, baliza, laço ao bezerro, apartação e western pleasure.

A cor do pêlo e o padrão fazem do Paint Horse um cavalo único, valorizando qualquer haras. Cada Paint tem uma combinação particular de branco em qualquer outra cor dos eqüinos. As manchas podem ser de qualquer forma ou tamanho e podem ser localizadas virtualmente em qualquer lugar do corpo do animal. Essas características, funcionais e de beleza, é que estão fazendo do cavalo pintado um investimento seguro e certo no mercado.

Uma das provas do crescimento e aceitação do Paint Horse estão nos resultados de coberturas. Em 1995 aconteceram 350 comunicações de coberturas, em 1996 cerca de 890; em 1997, 1320 coberturas; em 1998 um salto para 2.100 comunicações, em 1999 2.357. Em 2000, por sua vez, o total foi de 2.987 coberturas. Isso projeta pra os próximos anos um plantel de aproximadamente 7000 animais.

Variações de Pelagens do Paint Horse

Para estabelecer o padrão de cores do cavalo do Paint Horse, a ABC Paint usa três termos para descrever os diversos padrões: OVERO, TOBIANO, ou TOVERO. Estes padrões são diferenciados pela localização do branco no cavalo, e não pela cor do pêlo. No Brasil, os animais que não tenham manchas são chamados de sólidos. Para descrever um cavalo Paint usamos a terminologia: Alazão (cor do pêlo), Overo ou Tobiano ou Tovero. Existem muitas variações e exceções nesses padrões, mas como uma regra geral, as seguintes definições indicam as variações de padrões nos Cavalos Paint.

 OVERO - Geralmente o branco não ultrapassa as costas do cavalo entre a cernelha e a cauda: pelo menos, uma pata ou todas as patas são escuras: o branco é irregular e um tanto espalhado; as marcas da cabeça são distintas, em forma de frente aberta, arregaçada ou branco em forma de osso. Um cavalo overo pode ser predominantemente branco ou preto, e a cauda geralmente é de uma só cor.
TOBIANO - A cor escura geralmente cobre um ou ambos os flancos, e a cor branca vai passar o lombo entre a cernelha e a cauda. Geralmente todas as quatros patas são brancas, pelo menos abaixo do curvilhão ou joelhos: as manchas são irregulares e distintas tais como formas ovais ou padrões redondos que se estendem para baixo do pescoço e peito, dando a aparência de um escudo. As marcas da cabeça são como aquelas de cavalos de cores sólidas, ou como uma mancha, uma faixa, estrela ou um retalho. Um tobiano pode ser predominantemente escuro ou branco. A cauda, geralmente contém duas cores.
TOVERO - Estes cavalos combinam as características de ambos os overos e tobianos.